quarta-feira, 27 de março de 2013

A Liberdade Na Filosofia

*A questão da Liberdade

Parte 1:Liberdade-Conceito Geral

De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos.
Parte 2:Liberdade no conceito Filosófico

Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano.
Parte 3:Três concepções da Filosofia (TEM QUE RESUMIR)

A primeira grande teoria filosófica da liberdade é exposta por Aristóteles em sua obra Ética a Nicômaco, Nessa concepção, a liberdade se opõe ao que é condicionado externamente (necessidade) e ao que acontece sem escolha deliberada (contingência).Diz Aristóteles que é livre aquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir.
A segunda concepção da liberdade foi, inicialmente, desenvolvida por uma escola de Filosofia, Eles conservam a idéia aristotélica de que a liberdade é a autodeterminação ou ser causa de si. Conservam também a idéia de que é livre aquele que age sem ser forçado nem constrangido por nada ou por ninguém
A terceira concepção da liberdade introduz a noção de possibilidade objetiva, O possível não é apenas alguma coisa sentida ou percebida subjetivamente por nós, mas é também, sobretudo alguma coisa inscrita no coração da necessidade.

4-Liberdade e sua origem:Mitologia Grega(Achar uma imagem de democracia em Atenas,por ex)
Foram os gregos os pioneiros a lançar as sementes da idéia democrática, que, conservadas pelos filósofos da idade média, frutificaram na modernidade.

5-Liberdade na antiguidade e nos tempos atuais:

Nas décadas de 60-70, o simples fato de se pensar na palavra "liberdade", já era sinal de alerta para os "Donos do Poder". As pessoas tentavam, através de suas canções e poesias, extravasar o seu "subjugado" pensamento, já que a ação da...

Nenhum comentário:

Postar um comentário